Central: (11) 2971-3720
(11) 3530-1472

(11) 95956-3176

Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil oferece oportunidades para jovens de ambos os sexos. o curso cabral está aqui para te dar todo apoio na escolha e conquista de sua carreira profissional. O ingresso na Marinha é realizado através das seguintes escolas: Colégio Naval, Escola de Aprendizes Marinheiros, Escola Naval, Corpo Auxiliar de Praças - CAP Corpo da Armada (QC-CA); Intendentes da Marinha (QC-IM); Fuzileiro Naval (QC-FN); Quadro Técnico - QT

Faça parte dessa equipe

Bootstrap Image Preview
Escola Escolaridade Sexo Idade Duração inscrição Situação após formado
Colégio Naval Ensino fundamental Masculino ente 15 e 18 anos no ano de matrícula 3 anos Mês de abril Ingresso na Escola Naval como Aspirante no 1º ano.
Escola de Aprendizes de Marinheiro Ensino fundamental masculino ente 18 e 21 anos no ano de matrícula 1 ano, na condição de aluno interno Mês de fevereiro Marinheiro, servindo na Marinha, em terra ou embarcado
Fuzileiro Naval Ensino fundamental masculino ente 18 e 21 anos no ano de matrícula 17 semanas Mês de março Soldado Fuzileiro
Escola Naval Ensino Médio Ambos 18 a 22 anos de idade no ano de matrícula 4 anos, na condição de Aspirante Mês de abril Guarda-Marinha. Após viagem de instrução, será nomeado Oficial no Posto de 2º Tenente
Corpo Auxiliar de praça Ensino Médio, em Nível Técnico Ambos De 18 a 24 anos de idade 4 meses em regime de tempo integral Mês de Julho Cabo da Marinha
Quadro Técnico Superior Em áreas de interesse da Marinha Ambos Ter menos de 36 anos Não informado Mês de abril 1º Tenente do Quadro Técnico

Histórico

A Marinha é uma das três Forças Armadas do Brasil. Ao lado do Exército e da Força Aérea, detém a missão de zelar pela segurança do País, valendo-se do poder naval (o poder bélico da Marinha).
Além de contribuir para a defesa, a Marinha também tem como missão garantir os poderes constitucionais, proteger os interesses nacionais e atuar em ações sob a égide de organismos internacionais ou em missões de apoio à política externa brasileira. Hoje, bem equipada, no que tange a qualidade, a Marinha desempenha o papel reservado do Poder Naval em tempo de paz, funcionando como elemento dissuasor ao estabelecer um custo elevado a eventuais opções militares de adversários em potencial, respaldando a ação política do governo no campo das relações internacionais e mantendo-se atualizada, pronta a se expandir quando necessário.

Os Oficiais do Quadro Técnico e do Quadro de Capelães Navais são ordenados em uma escala hierárquica constituída pelos postos de Primeiro-Tenente a Capitão-de-Mar-e-Guerra, e dos Quadros Auxiliares da Armada e de Fuzileiros Navais, pelos postos de Segundo-Tenente a Capitão-Tenente.
Ingressarão no Quadro Técnico os candidatos civis e militares graduados nas habilitações requeridas pelo Serviço Naval, aprovados em Processo Seletivo, no Curso de Formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais e, por transferência, após seleção pela Comissão de Promoções de Oficiais, os Capitães-Tenentes dos Quadros Auxiliares da Armada e de Fuzileiros Navais, com curso superior, e os Capitães-Tenentes dos Quadros Complementares. Ingressarão nos Quadros Auxiliares da Armada e de Fuzileiros Navais as Praças da Marinha, com Ensino Médio completo, aprovadas no Concurso de Admissão, no Curso de Formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais. Ingressarão no Quadro de Capelães Navais os candidatos aprovados em Processo Seletivo, no Curso de Formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais.

Para mais indormações acesse: www.ensino.mar.mil.br »

140x140

Estude Na Marinha do Brasil.

300x200

Colégio Naval

    Das Inscrições e do curso de Formação
  1. Ser Brasileiro nato do sexo masculino, ter 15 anos completos e menos de 18 anos, no primeiro dia do mês de janeiro do ano de início do curso.
  2. Previsão de abertura das inscrições: Mês de abril.
  3. Provas a serem realizadas: Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Português e Redação.
  4. Local de realização do curso: Colégio Naval, Angra dos Reis/RJ.

Detalhes...

300x200

Aprendiz de Marinheiro

    Das Inscrições e do curso de Formação
  1. Ser Brasileiro nato, sexo masculino e ter de 18 a 21 anos de idade.
  2. Previsão de abertura das inscrições: Mês de fevereiro.
  3. Provas a serem realizadas: Matemática, Português e Ciências.
  4. Local de realização do curso: em uma das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros, localizadas nas cidades de Florianópolis(SC), Vitória(ES), Recife(PE) e Fortaleza(CE).

Detalhes...

300x200

Soldado Fuzileiro Naval

    Dos Exames e do curso de Formação
  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Exame de Saúde;
  • Exame de Aptidão Psicológica;
  • TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico).

    O aluno que concluir, com aproveitamento, será classificado como Soldado Fuzileiro Naval e fará parde do Corpo de Fuzileiros Navais.

    Detalhes...

  • 300x200

    Escola Naval

      Das Inscrições e do curso de Formação
    1. Ser Brasileiro nato, para ambos os sexos, ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio ou equivalente (ou estar cursando o último ano, de forma que o mesmo esteja concluído até a data prevista no edital para a verificação dos documentos exigidos) e ter de 18 a 22 anos de idade.
    2. Previsão de abertura das inscrições: Mês de abril.
    3. Provas a serem realizadas: Matemática, Física, Inglês, Português e Redação.
    4. Local de realização do curso: Escola Naval, Rio de Janeiro/RJ.

    Detalhes...

    300x200

    Corpo Auxiliar de Praça

      Das Inscrições e do curso de Formação
    1. Ser Brasileiro nato, ambos os sexos, ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio, em Nível Técnico, na profissão a que concorre (ou estar cursando o último ano, de forma que o mesmo esteja concluído até a data prevista no edital para a verificação dos documentos exigidos) e estar registrado no Órgão Fiscalizador da profissão a que concorre, quando existir e ter de 18 a 24 anos de idade.
    2. Previsão de abertura das inscrições: Mês de Julho.
    3. Provas a serem realizadas: Conhecimentos Profissionais e Redação.
    4. Local de realização do curso: Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), Rio de Janeiro/RJ.

      Detalhes...

    300x200

    Quadro Complementar de Oficiais

    É o Corpo de Oficiais que conduz, opera e mantém os navios de guerra, de pesquisa e de apoio da Marinha do Brasil e executa funções administrativas e operativas em organizações militares de terra, privativas deste Corpo. É composto pelos oficiais do Quadro de Oficiais da Armada, oficiais oriundos da Escola Naval, e pelos oficiais que ingressam pelo Quadro Complementar de Oficiais da Armada

    Os candidatos aprovados para o Quadro Complementar de Oficiais da Armada realizarão um curso de nove (9) meses, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), situado na Ilha das Enxadas (Baía de Guanabara), na cidade do Rio de Janeiro. Durante o curso, realizado anualmente de março a dezembro, no posto de Guarda-Marinha (GM).

    Detalhes...

    Atendimento