Central: (11) 2971-3720
(11) 3530-1472

(11) 95956-3176

Força Aérea Brasileira.

A Aeronáutica Brasileira é a Força Armada que mais agrega jovens e adultos para compor, anualmente, o quadro de profissionais militares temporários e os de carreira. A FAB oferece oportunidades para ambos os sexos, em mais de 20 concursos para civis e militares que desejam progredir na carreira. Os civis que desejam ingressar no militarismo têm oportunidade de fazê-lo desde os 14 até os 42 anos.

Faça parte dessa equipe

Bootstrap Image Preview
Escola Escolaridade Sexo Idade Duração inscrição Situação após formado
EEAR(CFS) Ensino Médio Ambos Não ter completado 25 anos no dia da matrícula 2 anos Mês de abril e agosto Sargento Especialista da ativa e de carreira
EEAR(EAGS) Ensino Médio Ambos Não ter completado 25 anos no dia da matrícula 6 meses Mês de abril e agosto Sargento de carreira da ativa
EPCAR- 1º ano colegial Ensino Fundamental masculino Não ter completado 19 anos no dia da matrícula 3 anos Mês de março Ingresso na AFA, mediante prova de ampla concorrência
AFA Ensino Médio Ambos Não ter completado 23 anos no dia da matrícula 4 anos, na condição de Aspirante. Mês de abril Oficial Aviador, infante ou intendente.
ITA Ensino Médio Ambos até 23 anos de idade 4 Anos em regime de tempo integral Mês de Junho Graduação superior, com opção de seguir careira militar
CIAAR Possuir graduação superior - SALVO O CFOE E O EAOF QUE SÃO PARA OS MILITARES DA ATIVA Ambos Ter menos de 38 anos Não informado Mês de abril 2º Tenente da Aeronáutica

Seja um militar da FAB!

Aeronáutica corresponde à componente aérea das Forças Armadas, e, no plano interno, por controlar e vigiar o espaço aéreo, entre outras atribuições..

Ao entrar para a Força Aérea Brasileira (FAB), o militar faz um juramento perante a Bandeira Nacional em que coloca sua vida a serviço da Pátria. A missão dessa força é manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria.

Os concursos para ingressar na Força Aérea Brasileira são realizados de acordo com a escolaridade exigida. Quem tem nível médio e técnico pode ingressar na FAB por meio dos concursos para o corpo de graduados e se tornar militar de carreira. Já aqueles que têm nível superior podem fazer concursos para oficiais temporários ou de carreira. Para cumprir a missão de defesa do espaço aéreo, a Força Aérea Brasileira realiza diversas treinamentos e missões operacionais. Além disso, participa de ajudas humanitárias dentro e fora do País.

O militar que ingressa na FAB deverá, recorrentemente, participar dessas missões. A situação do jovem que presta o Serviço Militar obrigatório, cumprindo o que determina a Lei do Serviço Militar, é diferente da situação do jovem que se inscreve para prestar concurso para uma das escolas da Força Aérea. O jovem aprovado em concurso seguirá a carreira das Armas e permanecerá na Força até passar para a chamada Reserva Remunerada (uma espécie de aposentadoria militar).

Todos os interessados podem ingressar na carreira militar participando dos exames de admissão para os cursos de formação de oficiais e formação de sargentos. Cada exame de seleção ou admissão dá acesso a um determinado quadro dentro da Aeronáutica. A FAB oferece anualmente mais de 20 concursos para civis e militares que desejam progredir na carreira. Os civis que desejam ingressar no militarismo têm oportunidade de fazê-lo desde os 14 até os 42 anos. Conheça a seguir as maneiras de fazer carreira militar na Aeronáutica, O curso Cabral está aqui para ti auxiliar na realização da sua escolha.

Para mais indormações acesse: www.fab.mil.br »

140x140

Estude Na Força Aérea Brasileira. Escolha seu curso e venha se preparar conosco!

300x200

CFS(Formação de Sargento)

O CFS é ministrado pela EEAR (Escola de Especialistas de Aeronáutica) em regime de internato e tem a duração de quatro semestres letivos, tendo como finalidade formar Sargentos Especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. Escolaridade: Ensino Médio.

Fases dos Exames
a) Exame de Escolaridade (provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física);
b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e e) Validação Documental.

Mais Detalhes...

300x200

EAGS(Adaptação à graduação de Sargento)

O EAGS é ministrado pela EEAR em regime de internato, com duração de aproximadamente 24 semanas, tem como objetivo proporcionar aos estagiários experiências de aprendizagem que os capacitem ao exercício da profissão militar e ao desempenho das atribuições inerentes à graduação nas especialidades previstas para o seu Quadro. Da mesma forma que o CFS, forma Sargentos Especialistas para a Aeronáutica. Escolaridade: Curso técnico (nível médio), ou o Ensino Médio (candidato à especialidade de Música). Abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

Fases dos Exames
a) Exame de Escolaridade (provas escritas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados);
b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
e) Prova Prática da Especialidade (PPE); e
f) Validação Documental.

Mais Detalhes...

300x200

EAOEAR - Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica

CFOE- CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS ESPECIALISTAS- O Curso Realizado pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), situada na cidade de Belo Horizonte-MG, é um estabelecimento de ensino superior, que integra o Sistema de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais Especialistas em várias áreas.

Fases do Exame de Admissão
a) Exame de Escolaridade (provas escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação);
b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
e) Validação Documental.

Mais Detalhes...

300x200

CPCAR - Curso Preparatório de Cadetes do Ar

O curso CPCAR é realizado pela Escola Preparatório de Cadetes do Ar (EPCAr) a qual tem sido a escola brasileira onde se é ministrado o melhor ensino de segundo grau, no Brasil, uma escola de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Barbacena (MG). Sua missão de preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), e ao mesmo tempo proporcionar o Ensino Médio.

Fases do Exame de Admissão
a) Exame de Escolaridade (provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Redação);
b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
e) Validação Documental.

Detalhes...

300x200

AFA - Curso de Formação de Oficiais Aviadores/Intendentes e Infantes da Aeronáutica

O curso CFOAV é realizado na AFA-Academia da Força Aérea, que é um estabelecimento de ensino em nível superior da Força Aérea Brasileira, situado em Pirassununga, Estado de São Paulo e reconhecido pelo Ministério da Educação. Integra o sistema de formação e aperfeiçoamento de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER) . Tem como finalidade a formação de oficiais da ativa para os quadros de aviadores, intendentes e de infantaria da FAB. O ingresso na AFA ocorre mediante a aprovação em concursos públicos anuais de admissão, de âmbito nacional.

Fases do Exame de Admissão
a) Exame de Escolaridade (provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação);
c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
d) Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) – somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV e obtiveram a menção APTO na INSPSAU e no EAP;
f) Validação Documental.

Detalhes...

300x200

CFT - B - Curso de Formação de Taifeiros

Curso realizado pelos Comandos Aéreos Regionais – COMAR (Belém - PA, Recife - PE, Rio de Janeiro - RJ, São Paulo - SP, Canoas - RS, Brasília - DF, Manaus - AM). É específico para o sexo masculino, com duração de 16 semanas.

O interessado não deve ter menos de 18 (dezoito) anos e nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. (conforme alínea “j”, inciso V, Art. 20 da Lei nº 12.464)

Fases do Exame de Admissão
a) Exame de Escolaridade (provas escritas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Especializados);
b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
e) Validação Documental.

Saiba mais:
- 1º Comando Aéreo Regional (I COMAR) Belém-PA: (91)3231-2989
- 2º Comando Aéreo Regional (II COMAR) Recife-PE: (81)2129-7096 / 2129-7192
- 3º Comando Aéreo Regional (III COMAR) Rio de Janeiro-RJ: (21)2101-6026 / 2101-6015
- 4º Comando Aéreo Regional (IV COMAR) São Paulo-SP: (11)3382-6108
- 5º Comando Aéreo Regional (V COMAR) Canoas-RS: (51)3462-1203
- 6º Comando Aéreo Regional (VI COMAR) Brasília-DF: (61)3364-8202 / 3365-1393
- 7º Comando Aéreo Regional (VII COMAR) Manaus-AM: (92) 3623-1735 / 3623-1736

Atendimento